Interessados devem se inscrever pelo Conecta Recife até quarta-feira (26); sorteio das vagas será realizado no mesmo dia
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Por: Larissa Pontes
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, abriu inscrições para o Camarote da Acessibilidade no Marco Zero, garantindo mais inclusão durante o Carnaval. Pessoas com deficiência e seus acompanhantes podem se inscrever até as 10h da próxima quarta-feira (26) pelo aplicativo Conecta Recife ou pelo site camarotedaacessibilidade.recife.pe.gov.br.
Pela primeira vez, a distribuição das vagas será feita por sorteio, democratizando o acesso ao espaço exclusivo. O resultado será divulgado às 14h do mesmo dia, por meio de transmissão ao vivo no canal da TV Conecta Recife no YouTube. No total, serão disponibilizadas 50 vagas por noite, sendo 25 para pessoas com deficiência e 25 para seus acompanhantes.
Critérios para participação
Conteúdo
TogglePara concorrer a uma vaga, é necessário:
- Ser residente do Recife e apresentar comprovante de residência;
- Possuir documento ou laudo médico que comprove a deficiência ou o Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Ter no mínimo 14 anos (o acompanhante deve ser maior de idade);
- Estar com os dados atualizados no Conecta Recife.
Os sorteados deverão apresentar documento com foto no dia do evento, e o acompanhante também precisará levar um documento de identificação.
Polo da Praça do Arsenal também terá área acessível
Além do espaço acessível no Marco Zero, o polo da Praça do Arsenal também contará com uma área reservada para pessoas com deficiência. Nesse caso, não será necessária inscrição prévia nem sorteio. O funcionamento será por demanda espontânea, e o acesso será organizado pela Central de Direitos Humanos, localizada próxima ao palco. No local, um agente de Direitos Humanos fará a condução das pessoas até a área reservada.
Serviços de acessibilidade garantidos
Os polos do Marco Zero e da Praça do Arsenal contarão com serviços de audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ao longo dos shows do Carnaval 2025. A audiodescrição garantirá que pessoas com deficiência visual tenham acesso a informações visuais do evento. Já a tradução em Libras assegurará que pessoas surdas compreendam os conteúdos e exerçam plenamente seu direito à informação e cultura.
Transporte acessível durante o Carnaval
Para garantir a mobilidade dos contemplados, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude disponibilizará vans acessíveis para o deslocamento até o Camarote da Acessibilidade no Marco Zero. Os veículos sairão da sede da Prefeitura do Recife e levarão os sorteados até a entrada do camarote. O serviço gratuito funcionará diariamente a partir das 18h, durante todo o Carnaval.