Inova.aê participa da 19ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Fotografia de onze mulheres e dois homens, todos sorridentes, com um quadro branco ao fundo.

A Inova.aê contribuiu para o desenvolvimento acessível da 19ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que aconteceu em julho, no campus Álvaro Alvim da ESPM-SP, na Vila Mariana, em São Paulo. O trabalho foi idealizado para que o evento pudesse incluir e receber bem as pessoas com deficiência. Além disso, a Inova.aê também ministrou oficinas e palestras sobre comunicação e jornalismo acessível. 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Durante os meses de março a abril, o Instituto realizou treinamentos com a equipe da Abraji, fornecendo informações de como aplicar as diretrizes de acessibilidade comunicacional em eventos e quais seriam as intervenções físicas necessárias para garantir a locomoção com autonomia do público com deficiência. Para garantir a fluidez do site para as tecnologias assistivas, os consultores da Inova.aê verificaram o site e apontaram os itens que precisavam ser melhorados. 

Para oferecer capacitação e fortalecer a discussão em torno de um jornalismo inclusivo e acessível, os especialistas da Inova.aê ministraram duas mesas e uma oficina no Domingo de Dados. Na sexta-feira (12) a mesa “Quem cabe no seu todos? Tecnologia na garantia do direito à informação para pessoas com deficiência”, foi mediada por Mariana Clarissa, diretora de projetos da Inova.aê. A atividade discutiu as possibilidades de união entre a tecnologia e a comunicação para a construção de projetos inovadores e que contribuam para que as pessoas com deficiência tenham acesso à informação jornalística com qualidade. 

Mariana pontuou como foi elaborada a construção da Lume Acessibilidade, um aplicativo agregador de notícias jornalísticas construído a partir das diretrizes de acessibilidade digital. Acessível à população com deficiência visual no Brasil, a ferramenta nasceu a partir do desdobramento do projeto Acessibilidade Jornalística: um problema que ninguém vê, vencedora do Innovation Challenge do GNI em 2021. Estiverem presente também Gabriel Sales, que é estudante de estatística da UFF e criador do projeto IA Libras, e Carla Beraldo, pesquisadora, especialista em acessibilidade e idealizadora do Protocolo Reverta de Acessibilidade. 

O segundo momento aconteceu no sábado (13), com a mesa “Cultura interna: como os gestores podem promover diversidade e inclusão no jornalismo”, que trouxe um panorama atual da diversidade no jornalismo brasileiro. Foram apresentados os resultados da pesquisa “Retrato do Jornalismo Brasileiro”, expostos por Angela Werddemberg que coordenou o projeto na Enóis. A atividade também destacou a diversidade racial, de gênero e territorial através da fala de Mário Rogério, diretor de programa de indicadores do CEERT.  

Além disso, foi discutido os desafios enfrentados pelas iniciativas para promover práticas inclusivas e sugestões para criar ambientes mais representativos, fala feita por Michel Platini, consultor em Acessibilidade da Inova.aê. O debate foi mediado por Gabi Coelho, jornalista independente e diretora da Abraji. 

Domingo de Dados – No Domingo de Dados, programação que tem ênfase no jornalismo de dados, a Inova.aê apresentou a oficina “Jornalismo de dados acessível: como planejar gráficos interativos e informativos para pessoas com deficiência ou baixa visão” ministrada por Larissa Pontes, presidente Inova.aê, e Mariana Clarissa, diretora de projetos. A atividade expôs os recursos necessários para a criação de infografias acessíveis. 

Seja também um apoiador!

Ao apoiar o Eficientes você estará engajando diretamente na disputa por mais vozes, respeito e participação social para as pessoas com deficiência. Contribuindo que nós continuemos funcionando na produção de conteúdo, financiar os deslocamentos das coberturas, a adquirir novos equipamentos, colocar mais recursos de acessibilidade e conseguir remunerar nosso colaboradores. O nosso trabalho é independente e gratuito.  

Venha fazer parte do EFICIENTE!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
); Skip to content