Você que navega pelo Instagram, já deve ter notado em páginas governamentais, oficiais ou mesmo de algumas celebridades mais conscientes como Juliette, vencedora do último BBB, a tag #PraTodosVerem.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Pois bem, trata-se de um texto alternativo. É o texto escrito que aparece no lugar da imagem quando ela não consegue ser carregada em um site. Este texto ajuda ferramentas de leitura de tela a descrever imagens para deficientes visuais e ainda permite que mecanismos de pesquisa rastreiem e classifiquem a postagem.
No Instagram, a ferramenta existe desde 2018 e foi anunciada como um passo firme da plataforma em busca de acessibilidade na comunicação. “Com mais de 285 milhões de pessoas no mundo com deficiências visuais, sabemos que há muitas pessoas que poderiam se beneficiar de um Instagram mais acessível.”
Engana-se quem pensa que o recurso foi criado pelo aplicativo do Meta, na verdade, ele é um velho conhecido de toda a Web, utilizado para substituir uma imagem quando ela não pode ser carregada por conta da conexão da Internet do usuário e também pra quando este usuário é uma pessoa com deficiência.
De forma direta, o texto alternativo existe para substituir uma imagem. Quando pensamos em acessibilidade, o recurso acaba tendo um propósito ainda maior, já que possibilita a absorção do conteúdo por todos os usuários.
Pessoas com deficiências visuais usam leitores de tela com tecnologia assistiva como o Voice Over (iOS) e TalkBack (Android) para conseguir ler textos nas redes sociais. A tecnologia, porém, esbarra nas imagens e vídeos, já que não há uma forma precisa de identificar o que há no conteúdo e repassar para o usuário.
Para tentar burlar essa lacuna dos sistemas, muitos perfis nas redes sociais adotaram a hashtag #PraCegoVer, que consiste em descrever as imagens e vídeos de uma publicação para que os leitores de tela possam ler isso pro usuário, que assim consegue absorver todo o conteúdo. Com o advento do texto alternativo, já é possível fazer isso com as ferramentas da própria plataforma.
Apesar de muitos usuários ainda não saberem da existência do recurso, ele é fundamental para uma comunicação mais acessível e que atinja todos os públicos de forma fácil e simples.